tata altroz

Tata apresenta o Altroz – Hatch que marca uma nova era para a montadora indiana

A montadora indiana Tata Motors, ficou famosa por comprar a Land Rover e a Jaguar em 2008, e pela ideia de produzir o carro mais barato do mundo, o Tata Nano, porém devido a vários motivos não teve muito sucesso com esta última empreitada. Agora a Tata volta a chamar atenção do mundo automotivo ao lançar o hatchback Altroz, apresentado no Salão de Genebra 2019, ele se destaca por ter linhas modernas e ousadas, além de um interior bem construído e equipado, o Altroz promete marcar uma nova era para a montadora indiana, que quer com ele entrar na Europa.

Continua logo após a publicidade...

tata altroz

Clique na imagem para ampliar 

Novo padrão de estilo:

Os carros indianos ficaram famosos pelos seus desenhos exóticos e pouco atraentes, porém a Tata quer mudar esta imagem com o Altroz, o modelo tem linhas modernas e ousadas.

Continua logo após a publicidade...

Na dianteira o Tata Altroz tem faróis divididos em quatro conjuntos, contando com um estilo bastante agressivo, além de luzes LED. Enquanto as laterais têm vincos marcantes e janelas demasiadamente grandes, principalmente as janelas dianteiras, ainda nas laterais o Tata Altroz tem apliques em plástico Black Piano nas base das janelas, que deixa o modelo indiano com aspecto mais sofisticado. Outro detalhe de design são as maçanetas das portas traseiras, que ficam escondidas dentro na coluna “C”.

tata altroz

Clique na imagem para ampliar 

Visto por traz o Tata Altroz também é diferente , as lanternas são gigantes e futuristas, se projetam para fora da carroceria, e são envoltas em um aplique em plástico de alto brilho Black Piano.

tata altroz

Clique na imagem para ampliar 

Nova plataforma:

A Tata investiu pesado na criação do Altroz, o modelo é o primeiro carro da marca a usar a nova plataforma modular chamada de ALFA Architecture, feita com aços de alta resistência e muito mais leve, ela promete melhor dirigibilidade, desempenho e segurança, além de permitir a Tata instalar equipamentos mais modernos e variadas opções de motores, como diesel e até um bloco totalmente elétrico.

Tata Altroz medidas…

De acordo com a Tata, o Altroz será um hatch premium, suas dimensões se assemelham a modelos como VW Polo. O Tata Altroz mede 3.99 metros de comprimento, 1.75 m de largura e 1.5 m de altura, sua distância entre-eixos é de 2.50 metros.

tata altroz

Clique na imagem para ampliar 

Interior é bem acabado…

O interior do Tata Altroz também surpreende, apesar de não ser luxuoso, ele é bem desenhado, contando com um painel de linhas modernas e envolventes, além de bom acabamento com peças bem encaixadas, apliques em plástico de alto brilho na porção central do painel e detalhes combinando com a cor da carroceira nas saídas de ar.

tata altroz

Clique na imagem para ampliar 

Há diversos equipamentos que estreiam no Tata Altroz, as versões mais caras virão com painel digital com display em TFT colorido de alta resolução combinado com painel analógico tradicional, há ainda sistema multi-mídia com tela touch de 7 polegadas com Android Auto, sistema keyless para abertura das portas por aproximação e partida do motor sem chave por botão, airbag duplo, freios com ABS e EBD, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático e ar-condicionado automático com saída para o banco traseiro.

Motores:

Quando chegar ao mercado o Tata Altroz inicialmente terá apenas o motor 1.2 turbo, três cilindros com 102 cv de potência e 14 kgfm de torque, o câmbio será tradicional, manual com 5 marchas, por enquanto ainda não há previsão de lançamento de uma versão automática.

Mais tarde haverá ainda a opção de um motor mais fraco, 1.2 aspirado, 3 cilindros com 85 cv, e uma versão movida à diesel com motor 1.5 de potência estipulada em torno dos 90 cv.

tata altroz ev

Clique na imagem para ampliar 

Versão elétrica do Altroz:

O Altroz terá uma versão elétrica, que será o primeiro carro 100% elétrico a ser produzido pela Tata Motors, o Altroz EV, inclusive foi apresentado no Salão de Genebra em uma versão ainda conceitual, a expectativa é que ele entre em produção dentro de dois anos, possivelmente até o final de 2020 ou começo de 2021.

tata altroz ev interior

Clique na imagem para ampliar 

A Tata ainda não divulgou detalhes de sua motorização elétrica, fala apenas que o Altroz EV terá autonomia para rodar entre 250-300 km com uma carga completa das baterias, e o tempo de recarga das baterias em uma estação de alta potência, será de 1 hora para alcançar 80% da carga. O interior pelo menos na versão conceitual do Altroz elétrico traz muitas tecnologias emprestadas da Land Rover, como as duas telas de alta resolução no painel e o console com botão giratório (foto acima).

Carro global:

Com o Altroz a Tata espera conseguir entrar em novos mercados, principalmente o europeu, não é atoa que a montadora indiana revelou seu novo hatchback na edição 2019 do Salão de Genebra na Suíça, um dos mais prestigiados e importantes do mundo.

As vendas do Tata Altroz na Índia devem começar no segundo semestre de 2019, entre os rivais estão modelos como VW Polo, Hyundai i20 e Honda Fit.

Preço:

A Tata ainda não divulgou o preço do Altroz, porém assim como acontece com os outros carros da marca, o preço será um dos atrativos frente aos concorrentes de marcas mais tradicionais, é esperado que o Altroz com motor 1.2 aspirado custe a partir de 6.0 Lakh, algo em torno de R$ 32.900.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *