Toyota mostra em Tóquio o S-FR Concept – O mais novo esportivo compacto da marca

toyota s fr

toyota s-fr conceptClique na imagem para ampliar – alta resolução

Os japoneses têm um gosto bastante interessante e particular quando o assunto é carros esportivos, ao invés de investir em fazer modelos caros, de alta potência e velocidade, e difíceis de serem usados no dia a dia, as fabricantes automotivas japonesas preferem optar por construir modelos esportivos que acima de tudo são prazerosos e divertidos de serem pilotados, além de serem acessíveis e versáteis para uso no dia a dia, seguindo esta proposta a Toyota apresentou este mês no Salão de Tóquio 2015, o S-FR Concept.

Continua logo após a publicidade...

toyota sfr

Trata-se de um inédito esportivo compacto, que promete resgatar toda a tradição dos antigos esportivos compactos de dois lugares japoneses, modelos muito comuns na década de 1980.

O FR no nome vem de (Front engine / Rear drive), ou seja, motor frontal e tração traseira.

toyota s-fr

Continua logo após a publicidade...

O S-FR, segundo a Toyota será um carro feito para oferecer “fun-to-drive”, ou seja, diversão para quem dirige, ele será um modelo de entrada provavelmente com preço acessível, que promete oferecer um bom desempenho, ótima dirigibilidade – graças ao baixo peso e a tração traseira, combinações perfeita para quem ama dirigir.

toyota s-fr concept

Seu estilo é bastante interessante, ele remete a linhas clássicas dos esportivos japoneses, com dianteira longa e traseira curta, seu design é marcado por faróis ovais e uma enorme grade em formato de boca, o teto é alto porém curvo, enquanto na traseira há linhas bastante simples, com destaque para as lanternas circulares e o para-choque com um enorme difusor, lembrando que este ainda é um conceito, portanto o modelo que chegara as ruas pode trazer algumas pequenas alterações.

toyota s-fr concept

As medidas do Toyota S-FR são bastante compactas, ele tem apenas 3.99 metros de comprimento, 1.695mm de largura e 1.32m de altura, a distância entre eixos será de 2.48 mm, seu peso final deve ficar entre 980 kg, bastante baixo, e Toyota promete também que o modelo terá uma ótima distribuição de peso.

toyota s-fr concept interior painel

Do lado de dentro, assim como em todo carro japonês, há uma arquitetura minimalista e simples, porém bem solucionada e inteligente, note o painel digital compacto e bastante colorido mas completo, o console central com saídas de ar diferentes e um sistema de som compacto, botões e mostradores circulares, além da combinação de cor nos detalhes combinando com a pintura externa. Destaque também para o teto especial em vidro escurecido.

toyota s-fr

Painel totalmente digital recheado de informações o teto de vidro são alguns dos atrativos do interior bem solucionado do Toyota S-FR

toyota sFr concept interior bancos

A Toyota não divulgou detalhes oficiais com relação a motorização do S-FR Concept, apenas que o esportivo terá motor dianteiro, tração traseira e câmbio manual de seis marchas, além de suspensão independente nas quatro rodas.

toyota s-fr concept

Porém segundo informações da imprensa especializada japonesa, a versão de produção do novo esportivo da Toyota emprestará o motor do Corolla japonês, um bloco 1.5 turbo, quatro cilindros, com injeção direta de combustível, capaz de desenvolver 130 cv de potência e 14.8 kgfm de torque, o câmbio será manual de seis marchas feito pela marca Aisin, não parece muita coisa porém com o baixo peso do modelo o desempenho deve agradar.

toyota s-fr concept

Ainda não há previsão de lançamento para uma versão de produção do Toyota S-FR, porém tudo indica que isso ocorra já em 2016 inicialmente no Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *