Toyota revela o TS030 Hybrid, seu carro para Le Mans 2012

toyota ts030 hybrid 2012Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

Após mais de 10 anos longe das 24 Horas de Le Mans, a Toyota fará seu retorno as pistas agora em 2012, a montadora que conseguiu o 2º lugar na prova em 1999, ano de sua última participação volta agora apostando em um ousado protótipo híbrido o TS030, apresentado esta semana.

Continua logo após a publicidade...

toyota ts030Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

O Toyota TS030 irá claro competir na categoria mais veloz de Le Mans, a LMP1 e terá a missão de bater os campeões protótipos da Audi. Este carro da Toyota foi criado pela divisão esportiva da Toyota na Europa, (Toyota Motorsport GmbH) com sede na cidade de Koln, na Alemanha.

toyota ts030 2012Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

Continua logo após a publicidade...

O protótipo conta com carroceria e chassi todo feito em fibra de carbono e linhas esculpidas em horas no túnel de vento, destaque para a enorme barbatana na parte traseira, um recurso criado na F1 há alguns anos. O mais curioso neste carro não é sua aerodinâmica e sim seu diferente conjunto motriz, ao invés de optar por um motor normal, o TS030 conta com motorização híbrida. Trata-se de um motor 3.4 V8, a gasolina, aspirado (sem potência revelada, mas estimasse girar em torno dos 600 hp), este motor será ajudado por um propulsor elétrico que proverá força para as rodas dianteiras ou traseira ainda não se sabe, este conjunto híbrido usa um capacitor que armazena energia gerada nas frenagens, este sistema chamado Toyota Hybrid System – Racing, ainda está em fase final de desenvolvimento e terá de se adaptar as limitações do regulamento de Le Mans.

toyota ts030 hybrid

Como que em provas oficiais não é permitido carros com tração integral nas quatro rodas, a força deste motor elétrico será usada por apenas alguns minutos, e claro quando o motor a combustão não estiver sendo usado. A Toyota irá decidir nos testes se irá usar um sistema desenvolvido pela Aisin AW, que consiste no motor elétrico entregando força para as rodas dianteiras, ou o sistema desenvolvido pela parceria oficial da marca a Denso, que faz a força do motor elétrico seja transferia para as rodas traseiras.

toyota ts030 le mans

O Toyota TS030 fará sua estreia nas pistas, no dia 5 de maio nas seis horas de Spa-Francorchamps, prova que será válida pelo campeonato FIA Wolrd Endurance Champioship. Enquanto para Le Mans, corrida que acontece nos dias 16 e 17 de junho, a Toyota deve contar com dois carros, por enquanto a montadora confirma apenas um trio de pilotos, são eles: Alex Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima, sendo que Wurz e Nakajima já estiveram na F1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *