Toyota vai investir R$ 1 bilhão no Brasil para produzir SUV inédito em 2021

A Toyota confirmou nessa quinta-feira (19 de setembro), que fará um investimento de cerca de R$ 1 bilhão em sua planta na cidade de Sorocaba, interior de SP, a fábrica vai produzir um modelo inédito no mercado que deve chegar às ruas em 2021. A Toyota irá contratar cerca de 300 pessoas, a planta terá uma capacidade de produção de mais de 100.000 exemplares ao ano. Por enquanto a Toyota não informou qual carro será produzido no país, porém ao que tudo indica trata-se de um SUV compacto, que terá como missão rivalizar com carros como Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks e Hyundai Creta, segmento que a Toyota ainda não conta com nenhum representante .

Continua logo após a publicidade...

daihatsu dn-trec

A expectativa é que o novo modelo seja baseado no protótipo Daihatsu DN Trec – foto acima e abaixo, (a marca Daihatsu é uma marca da Toyota voltada para um publico jovem, ela oferece carros com preço mais acessíveis). Apresentado como protótipo no Salão de Tóquio em 2017 o DN Trec será construído sobre a plataforma DNGA, uma variante de menor custo da plataforma TNGA, utilizada na nova geração do Corolla lançado no Brasil este mês.

Ainda não se sabe qual nome o SUV compacto da Toyota terá no Brasil, a previsão é de que o modelo seja oferecido no mercado em duas configurações de motores, as versões mais simples contarão com bloco 1.5L enquanto as mais caras contarão com motor 1.8L Flex, o mesmo conjunto Flex Híbrido usado no Novo Corolla. Internamente o novo modelo é chamado de projeto 740B.

daihatsu dn-trec

Continua logo após a publicidade...

Pelo menos a versão conceitual mostrada em Tóquio em 2017 o DN Trec tem dimensões bastante compactas: 3.98 m de comprimento, por 1.69 m de largura e 1.60 m de altura, mas podemos esperar que a versão brasileira tenha um entre eixos um pouco maior, assim como a Volkswagen fez com o T-Cross vendido por aqui em relação ao da Europa.

daihatsu dn-trec

O interior do conceito DN Trac exibe uma cabine bastante moderna e tecnológica, com direito a painel 100% digital integrada com a tela do sistema multi-mídia, o painel tem design envolvente seguindo o estilo cockpit e há poucos botões físicos. Claro que este não será o interior do carro que entrará em produção, porém nos da uma boa ideia do que esperar da cabine do novo Toyota.

toyota suv

De acordo com a Toyota o novo modelo não aposentará nem o Etios e nem o Yaris do mercado. Resta saber se o SUV compacto da Toyota será capaz de brigar pela liderança em um dos segmentos mais competitivos do mercado, certo é que a montadora japonesa não entra em uma briga para perder, ou seja, vem um produto bom por ai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *