Toyota Yaris ganha versão conceitual híbrida e esportiva Hybrid R

toyota yaris hybrid r concept

Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

Continua logo após a publicidade...

A moda na indústria automotiva mundial, é investir em carros cada vez mais eficientes, agora quem disse que os modelos híbridos tem de ser fracos e sem graça, é o que a Toyota quer mostrar com o interessante Yaris Hybrid R, um pequeno e invocado compacto híbrido que traz nada menos do que 300 hp de força, ou até 420 hp por 5 segundos. Confira….

toyota yaris hybrid r concept

Visual…
Claro que o Yaris Hybrid R ainda é apenas um conceito, mas o modelo chama atenção, primeiramente pelo seu visual mal encarado, o carro traz um kit esportivo assinado pela divisão de competição da Toyota a TRD (Toyora Race Developed), com uma dianteira totalmente nova, com para-choque mais agressivo, dotados de uma enorme tomada de ar central em forma de boca e entradas de ar nas laterais, a pintura preta fosca na dianteira com os detalhes azul também passam esportividade e é um dos atrativos da parte estética.

Continua logo após a publicidade...

toyota yaris hybrid r concept

Completando as mudanças visuais o Yaris Hybrid R conta com rodas aro 18 esportivas com pneus de baixo perfil 225/40 R18 da Michelin, nas laterais há ainda saias laterais esportivas, o para-choque traseiro é novo, foi inspirado nos carros de competição, ele conta com duas enormes saídas de ar e um difusor ao centro, as lanternas traseiras também são nova, contam com lentes na cor prata. E por fim o aerofólio no teto completa o perfil esportivo do Yaris híbrido “esportivado”.

toyota yaris hybrid r concept

O visual esportivo agrada, mas não é à toa, e não é o principal destaque do carro, este pequeno conceito híbrido do Yaris, conta com uma inovadora e complexa tecnologia.

toyota yaris hybrid r concept

Acima o esquema da motorização do Yaris Hybrid R, ele conta com dois pequenos motores elétrico na traseira, um sobre cada roda do eixo traseiro

Motorização…
Vamos a ela, o Yaris Hybrid R é empurrado por um motor 1.6 turbo, quatro cilindros, a gasolina, que graças a uma vigorosa preparação rende 300 hp (304 cv) e 42 kgfm de torque, este motor a combustão foi desenvolvido sobre os padrões da FIA e pode ser usado para competição, ele funciona em conjunto com dois pequenos motores elétricos montados sobre cada roda, que juntos desenvolvem mais 120 hp e 8.9 kgfm (60 hp cada um), estes dois motores elétricos ficam responsável em gerar força para as rodas do eixo traseiro, cada um gera força para a roda em que é montado.

toyota yaris hybrid r concept

Com o modo Track (pista) de condução acionado, durante um curto período de tempo, (5 segundos), todos os motores do carro podem trabalhar em sua capacidade máxima e ao mesmo tempo, desenvolvendo 420 cv, uma marca impressionante e assustadora para um carro pequeno do porte como o Yaris, que na versão híbrida normal pesa apenas 1150kg.

O mais interessante é a forma que este conjunto de motores funciona, vamos tentar explicar. Assim como no super protótipo de corrida da Toyota, o TS030, que a montadora japonesa competiu em Le Mans este ano, os motores elétricos funcionam como geradores quando o carro freia, armazenando energia gerada durante as frenagens, esta energia é usada ajudando o motor à combustão durante as acelerações, ou quando é exigida mais potência, lembrando que o motor a combustão gera energia para o eixo dianteiro e os dois motores elétricos geram energia para as rodas do eixo traseiro.

toyota yaris hybrid r concept

A energia que é armazenada durante as frenagens, é guardada em um super capacitor, que no caso do Yaris Hybrid R fica localizado sobre o banco traseiro, a maioria dos carros híbridos possuem sistema de baterias NiMh, já com este super capacitor que ainda é pouco comum, a recarga é feita mais rápida, e a descarga da potência extra também, o que na pratica deixa a condução do carro mais rápida e esportiva, com respostas mais ariscas, própria para uma condução mais extrema, ou em um modelo de corrida por exemplo.

E para terminar a aula de elétrica, o Toyota Yarus Hybrid R conta ainda com um terceiro motor elétrico de 60 hp, porém este não interfere na potência do carro, este motor que é montado entre o motor a combustão e o câmbio seqüencial de seis marchas, só entra em ação como gerador em dois diferentes casos: durante a desaceleração para alimentar o super capacitor e durante a aceleração para fornecer força para os dois motores elétricos do eixo traseiro, ou seja este terceiro motor elétrico fornece energia para que o sistema híbrido possa funcionar, ou para simplificar ainda mais, ele funciona como um alternador de um carro normal, que transforma energia gerada pelo motor para recarregar a baterias.

toyota yaris hybrid r concept

Bem ainda tem muita coisa pra falar deste interessante Yaris Hybrid R, porém vamos tentar resumir tudo nesse parágrafo, o sistema de suspensão e freios foi preparado para pista, ou seja foi todo refeito em comparação ao Yaris normal, suspensão mais baixa e firma e sistema de freios com discos maiores e ventilados estão no pacote. O interior do modelo também traz elementos das pistas, como bancos tipo concha da Recaro,acabamento em Alcantara Azul, e detalhes em alumínio como pedais e alavanca de câmbio e freio de mão. Há e por falar em alavanca de câmbio ela foi reposicionada para ficar mais próxima da mão do motorista e o volante e esportivo.

toyota yaris hybrid r concept

Pena o Yaris Hybrid R não ter previsão para ser produzido em série, ele é só uma amostrada do que a marca é capaz, há a possibilidade que algumas dessas soluções cheguem as ruas. Vale lembrar que o compacto Yaris já possui uma versão híbrida no Japão e na Europa, ela foi lançada em 2012 e a Toyota foi uma das primeiras montadoras no mundo a produzir em série um carro híbrido, com o Prius em 1997 a fabricante japonesa se tornou líder e abriu caminho para idéia de se juntar motor a combustão com motor elétrico.
O Toyota Yaris Hybrid R será uma das atrações da Toyota no salão de Frankfurt que acontece dos dias 15 a 25 de setembro na Alemanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *