Volkswagen ID.3 promete popularizar o carro elétrico

A Volkswagen revelou no Salão de Frankfurt o elétrico ID.3, uma das apostas mais altas e importantes feitas pela marca alemã nos últimos anos. Como assim ? Primeiro, este é o primeiro carro da história da Volkswagen concebido do zero para ser totalmente elétrico, plataforma, carroceria e componentes foram desenvolvidos exclusivamente para ele. Segundo, o ID.3 tem a ousada proposta de ser tornar o primeiro carro elétrico popular no mundo, ele começa a ser vendido na Europa em 2020 partindo de 30 mil euros (algo em torno dos R$ 130 mil). Terceiro, o ID.3 incorpora em um veículo elétrico mais acessível inéditas tecnologias, como carga super rápida que com apenas 30 minutos na tomada já permite ao modelo rodar 290 km, enquanto os rivais precisam de longas horas para ser recarregados.

Continua logo após a publicidade...

volkswagen id.3

Clique na imagem para ampliar

Nova era de carros elétricos para a Volkswagen…

A Volkswagen acredita que a era dos carros 100% movidos a eletricidade já começou, para isso a montadora está investindo pesado na criação de carros inéditos feitos para rodar apenas com eletricidade, eles formarão uma nova família batizada de MEB, e o ID.3 é o primeiro fruto desta nova proposta de veículo que não bebe gasolina.

Continua logo após a publicidade...

vw id3

Clique na imagem para ampliar

 

Sua plataforma modular inédita, permitiu aos engenheiros da marca criar um carro com dimensões curiosas e diferentes, seu tamanho por fora é similar ao Golf, tendo 4.26 m de comprimento, porém a distância entre eixos é a quase a mesma do Passat, sendo de 2.765 m, maior do que qualquer outro carro compacto, porém isso não foi feito com a intenção de se criar um carro espaçoso, e sim para permitir acomodar um grande conjunto de baterias de íons de lítio no assoalho, entre os eixos, elas ficam logo abaixo dos bancos, sobre uma caixa selada feita em aço de alta resistência e contam com um sofisticado sistema de refrigeração a líquido.

volkswagen id3

Clique na imagem para ampliar

Um dos maiores problemas quando falamos na construção de um carro elétrico, é achar uma forma de distribuir o peso extra das baterias e dos componentes elétricos sem deixar o carro lento ou ruim de ser pilotado, para entender o “peso” deste problema, o VW ID.3 pesa a partir de 1.719 kg na versão mais barata, isso quer dizer cerca de 500 kg a mais no peso, se comparado com o VW Golf equipado com motor 1.4 TSi, ou seja, é uma baita diferença.

volkswagen id.3 baterias

Acima o pack com as baterias que alimentam o motor elétrico do ID.3, devido a elas o ID.3 será quase 500 kg mais pesado que o Golf

Clique na imagem para ampliar

A nova base MEB, permitiu para aos engenheiros da Volks encontrar soluções próprias na distribuição dos componentes necessários para fazer o ID.3 andar, o motor e o câmbio foram instalados na traseira do carro, logo acima do eixo, (a tração é traseira e o câmbio é bastante compacto tem apenas 1 marcha), enquanto montado sobre o eixo dianteiro ficam os outros componentes elétricos mais leves, como o sistema elétrico da direção e o compressor do ar-condicionado, além do alternador e os reservatórios dos fluídos, é isso que se achará ao abrir o capô.

volkswagen id.3

O sistema elétrico e as baterias do VW ID.3 terão garantia de 8 anos

Clique na imagem para ampliar

Com isso a distribuição de peso é equilibrada, o centro de gravidade do VW ID.3 é baixo, favorecendo a estabilidade, e os sistemas elétricos não roubam espaço desnecessário dos passageiros, nem do porta malas, que tem razoáveis 385 litros. O ID.3 tem capacidade de carga incluindo os passageiros variando entre 416 a 541 kg, dependendo da quantidade de equipamentos de fábrica que o veículo trazer.

volkswagen id.3

Motor e o câmbio do ID.3 ficam na traseira, assim como a tração

Clique na imagem para ampliar

Serão três versões de baterias para o VW ID.3, com autonomia entre 330 km até 550 km…

Quando chegar as lojas na metade de 2020, o Volkswagen ID.3 terá três diferentes níveis de baterias, as versões mais baratas virão com baterias de 48 kwh, o que permitirá ao carro elétrico da Volkswagen rodar 330 km com uma carga completa, já a versão intermediária terá um pack de 58 kwh de baterias, o que dará ao carro capacidade para percorrer 420 quilômetros, por fim a versão mais cara, terá energia de 77 kwh, o que garantirá uma autonomia bastante interessante de 550 km com uma carga, a maior entre os elétricos acessíveis.

A Volkswagen não divulgou os tempos de recarga usando carregadores normais, porém a montadora destaca que o ID.3 já conta com a nova tecnologia de alta potência com carregadores DC (corrente direta ou continua) ao invés da tradicional alternada (AC/DC), o que permite recargas com corrente de até 100 kw, na pratica em apenas 30 minutos em uma tomada destas DC, o carro terá energia suficiente para rodar 290 km. Claro que não será tão fácil achar uma tomada de alta voltagem desta, e o carregamento em uma tomada comum ou de baixa voltagem (entre 10 kw) demorará longas horas, esta ainda é a principal desvantagem do carro elétrico, principalmente para quem pretende sair das cidades e encarrar viagens mais longas.

volkswagen id.3

Clique na imagem para ampliar

Motor, câmbio e tração…

O motor elétrico do Volkswagen ID.3 desenvolve 150 kw de força, o equivalente a 204 cv de potência, já o torque é de 31 kgfm, o suficiente para levar o carro até os 160 km/h de velocidade máxima. Como dissemos o câmbio é próprio para o ID.3, possui apenas uma única marcha a frente, além de claro a “ré” e o neutro. O fato da tração ser traseira garante uma maior diversão para quem for pilotar o modelo, dando uma pegada mais esportiva e dinâmica ao elétrico da Volks.

volkswagen id.3 interior painel

Clique na imagem para ampliar

Interior tem acabamento simples, porém é bem equipado…

Do lado de dentro o Volkswagen ID.3 tem um desenho bastante futurista, o painel tem linhas limpas e modernas, porém o acabamento fica devendo um pouco mais de sofisticação, deixando claro a proposta de ser um carro acessível, não há luxos. Apesar do acabamento simplificado, há diversos detalhes legais e diferentes no interior do ID.3 como a possibilidade do comprador escolher diferentes tonalidades para o acabamento da parte superior do painel, das forrações das portas e para o volante (note o volante branco na foto abaixo).

volkswagen id.3 interior

Clique na imagem para ampliar

Além disso, a cabine conta com algumas soluções de design atípicas, como por exemplo não há alavanca de câmbio, as marchas são engatadas por uma espécie de comando giratório posicionado ao lado do painel de instrumentos, além disso o carro virá com um painel de instrumentos totalmente digital configurável, não haverá muitos botões físicos no painel, tudo praticamente será controlado pela central multi-mídia do carro e no volante, ou ainda através de botões do tipo “touch”, apenas funções básicas como os comandos de acionamento dos vidros ou de ajuste do volante usam botões tradicionais físicos. No console central também não há alavanca de freio de mão, no lugar existem porta objetos e porta-copos, além de um console próprio para carregamento sem fio de celulares – quando equipado.

volkswagen id.3 interior painel

Clique na imagem para ampliar

O ID.3 será bem equipado…

A Volkswagen já divulgou a lista de equipamentos de cada versão do ID.3, o modelo será bem equipado, desde a versão mais básica chamada de “ST”, ele virá com sistema multi-mídia DAB+ com GPS, rádio digital e comandos por voz, painel digital configurável, aquecimento dos bancos dianteiros e do volante, cabos para a recarga de alta desempenho Mode 2, ar-condicionado digital, direção elétrica com ajustes de altura e profundidade, vidros, travas e retrovisores elétricos, além de rodas de liga leve aro 18, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro integrado com um interessante sistema (Park Distance Control) um freio de emergência, que evita pequenas batidas em manobras de estacionamento e em garagens, assim que é detectado a proximidade de um objeto o carro freia de forma automática, ele funciona tanto ao ir para frente, quanto ao ir de ré, em velocidade de 1.5 km/h até 10 km/h.

volkswagen id.3 interior banco traseiro

Clique na imagem para ampliar

Passando para a versão intermediária ST Plus, o VW ID.3 começa a se diferenciar em termos de equipamentos, trazendo de série itens como piloto automático inteligente adaptativo ACC, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, câmera de ré, bancos com estilo diferenciado, console central com duas tomadas USB-C, incluindo para o banco traseiro, pacote de iluminação interna com luzes LED configuráveis com pontos de LED no painel e nas portas. Como opcional a versão intermediária ST Plus pode vir com interior com exterior com detalhes na cor prata, faróis Full LED Matriz que dão boas vindas ao motorista e são auto ajustáveis, luzes laterais, brake light, lanternas e setas também em LED, além de rodas maiores aro 19 e vidros escurecidos.

volkswagen id.3

Clique na imagem para ampliar

Por fim a versão mais cara ST Max, agrega itens como realidade aumentada AR, head up display que projeta informações no para-brisa, sistema de som premium da marca Beats, rodas aro 20, porém o grande destaque é o enorme teto panorâmico em vidro que cobre até o banco traseiro. Opcionalmente esta versão poderá vir com sistema de carregamento wireless para smartphones, bancos mais confortáveis com acabamento premium, compartimento no assoalho, auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem Lane Keeping system, além de assistente de emergência com frenagem automática frontal com detecção de pedestres e ciclistas, e sistema de estacionamento automático Park Assist.

volkswagen id.3

Clique na imagem para ampliar

Nova linguagem de estilo da Volkswagen…

Para terminar, não menos importante o ID.3 inaugura um novo padrão de estilo para a Volkswagen, marcado principalmente pelo visual dos faróis integrados por um friso cromado, o para-choque com estilo de um sorrisos, este design deve ser expandindo para outros modelos futuros da marca.

volkswagen id.3

Clique na imagem para ampliar

Mas voltando ao ID.3, ele conta com um vinco na altura da maçaneta que confere uma aparência mais encorpada, já na traseira há lanternas são grandes e afinadas, elas invadem a tampa do porta-malas, alias a tampa do porta malas tem um acabamento bastante sofisticado em preto brilhante, aqui vale apena a gente comentar o seguinte, apesar de não parecer, as lanternas são fixas no carro e não na tampa do porta-malas, ou seja, elas não se erguem junto com a tampa na hora que ela se abre, o logo da Volks na traseira é iluminado.

Os faróis Full LED contam com um sistema de iluminação que dão boas vindas ao motorista quando ele se aproxima do carro.

volkswagen id.3

Clique na imagem para ampliar

Nome ID.3 não passa carisma…

Um dos pontos controversos do ID.3 é justamente o seu nome, a Volkswagen até então usava a sigla “ID” apenas para identificar os seus carros protótipos, até ai tudo bem, porém por alguma razão ainda não revelada eles resolveram batizar oficialmente o ID.3 de produção com este nome. O problema é que este nome não passa o mesmo carisma ou personalidade como “Beetle” ou “Golf” por exemplo, ou seja, nomes próprios. Quando falamos “ID.3″ soa como se tivéssemos nos referindo a um software de computador, um robô, algo mecanizado e impessoal, você não encontra uma pessoa na rua chamada ID.3954. O ponto usado dentro da grafia ID”.”3 também não ajuda muito a deixar o nome legal.

Nas lojas em em 2020…

O carro que você vê aqui já é a versão final de produção do Volkswagen ID.3, ou seja, este será o carro que estará nas lojas, ainda não há uma data concreta para início das vendas, porém a montadora adianta que ele começa a ser vendido na Alemanha, em uma edição especial de lançamento 1st Edition, a partir da metade de 2020, o preço também não foi divulgado, a Volks fala apenas que a versão de entrada custará a partir de 30 mil euros (hoje em dia algo em torno dos R$ 130 mil). Também ainda não há informações sobre quais mercados o ID.3 será comercializado, de inicio ele está confirmado apenas para Europa e provavelmente para os EUA.

volkswagen id.3

Clique na imagem para ampliar

Preço do ID.3 irá definir se ele fará ou não sucesso?…

Se o ID.3 irá conseguir alcançar sua ambiciosa meta de popularizar os carros elétricos, isso vai depender inicialmente do preço que ele terá no mercado, 30 mil euros (R$ 130 mil) é muito barato para um carro elétrico (no Brasil este tipo de veículo custa em média a partir de R$ 180 mil), porém ainda é um valor bastante salgado se comparado a maioria dos carros a combustão, ai está algo que a Volkswagen terá de trabalhar se quiser que seu elétrico seja um sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *