VW Kombi 1953 até 2009

vw kombi 1960

A VW Kombi é um daqueles carros que você provavelmente conhece desde criança, é quase impossível você dar uma volta pelo seu bairro e não ver pelo menos um exemplar da perua da Volks rodando por ai. Ou ainda quem nunca andou numa Kombi?, seja quando você ia pra escola na “perua escolar” ou no dia a dia, no trabalho, ou em alguma outra ocasião, seja como for você muito provavelmente certamente já esteve a bordo de um exemplar deste carro. Vamos conhecer um pouco mais da história da Volkswagen Kombi, um modelo que revolucionou a história do automóvel.



Lançada no Brasil em 1953 a Volkswagen Kombi, só começou a ser fabricada por aqui em 1957, sendo o primeiro VW nacional. Ela agradava principalmente pelo inovador espaço interno que deu início ao conceito de perua, ela tinha capacidade para levar mais de 800 quilos de carga, o que permitia quase qualquer tipo de uso, desde o transporte de pessoas até as mais variadas cargas. Outro ponto era a mecânica confiável, naquela época a Kombi trazia um pequeno motor 1.2 de apenas 36cv, refrigerado a ar, motor similar ao do fusca.

Continua logo após a publicidade...

vw kombi 1965

Logo a Kombi caiu no gosto de quase todo mundo, indo desde o uso comercial até mesmo famílias mais numerosas que desfrutavam dos seus espaçosos 6 lugares, sem esquecer dos jovens ripes da época que adotaram o carro praticamente como uma casa. Em outras palavras o conceito “caixa sobre rodas” usado na Kombi, criou um novo padrão de veículo.

vw kombi 1975

A parir de 1975 a Kombi brasileira ganha uma carroceria única que mesclava a frente e a traseira do modelo novo, com as 13 janelas e as portas da versão antiga, assim ela ficou até 1997.

Continua logo após a publicidade...

1975 a Kombi passa por sua primeira reestilização..

Em 1975 a Kombi passou pela sua primeira reestilização no Brasil, o modelo ganhou novas linhas, mais quadradas, porém por razões de cortes de custos a VW do Brasil preferiu deixar o modelo com a frente e a parte traseira da nova geração lançada no exterior, porém deixando de lado as janelas maiores e inteiras, além da tão sonhada porta lateral corrediça. A Kombi brasileira trazia frente e traseira nova, porém mantinha janelas e portas da primeira geração, após isto a carroceria da Kombi brasileira passou a ser uma exclusividade que só existiu por aqui, e não foi por pouco tempo, ela foi a mesma de 1976 até 1996, quando o modelo foi finalmente adequado a versão internacional, ganhando um novo teto mais alto, além da porta lateral corrediça e janelas inteiriças maiores divididas em apenas duas partes.

Os motores que equiparam a Kombi…

vw kombi furgão

VW Kombi Furgão

Ao passar dos anos a VW Kombi teve muitas versões de carroceria, Standard para passageiros, furgão, picape e até mesmo picape cabine dupla. Já a parte mecânica evoluiu muito pouco com o tempo, de 1967 até 1975 era o 1.5 litros de 52cv que empurrava a perua, em 1976 chegou o valente motor 1.600 de 58 cv que equipou o carro por quase 30 anos , até 2005, além deste motor a Kombi também teve uma versão a diesel 1.6 e 50cv que era refrigerado a água (trazia o radiador a frente) e uma nova versão do motor 1.6 com 65cv e injeção eletrônica, que equipou a perua de 1998 até 2006.

vw kombi 1998

Em 1997 a Kombi finalmente ganhou a porta lateral corrediça, além dos vidros amplos e o teto elevado.

VW Kombi 2006 até agora 2009

A Kombi continua sendo produzida apenas no Brasil, e as vendas da perua continuam indo muito bem, mesmo com o projeto e soluções muito antigas e ultrapassadas, principalmente no quesito segurança e conforto. Alguns erros graves de projeto como a proximidade da mangueira do filtro de combustível com o distribuidor, o que em alguns casos causava incêndios, além de algumas infiltrações que só foram corrigidos em 2006. Mas mesmo assim a Kombi ainda é pau para quase toda obra.

vw kombi 2009

Em 2006 a Kombi ganhou motor Flex, apesar do tempo ela continua seguindo firme e forte no mercado

Atualmente a Volkswagen Kombi possui o exclusivo motor 1.4 Flex que desenvolve 57 cv com gasolina e 59 cavalos com álcool, este motor passou a equipar a perua a partir de 2006, quando o modelo ganhou também um novo painel de instrumento, além de outras melhorias.

A Volkswagen Kombi, foi e ainda é um sucesso em diversos países, claro que na Europa e em outros lugares, ela evoluiu a partir de 1979 época em que a Kombi original deixou de ser produzida, hoje, ela está na sua 5ª geração, o modelo teve também diversos nomes ao redor do mundo como VW Bus, na Europa e nos EUA é chamada de VW Transporter na Alemanha.

5 Comments

  • emerson disse:

    a kombi começou a ferver o reservatório, e o radiador está frio. o que pode ser? e o que devo fazer?

    • admin disse:

      Emerson

      Cara é difícil te falar alguma coisa, só meso levando a um mecânico, já que este problema depende do motor, do estado, da manutenção etc.

      abraço

  • Clayton S disse:

    ops terra! não tera

  • Clayton S disse:

    Também gostei desta materia, muito boa mas poderia ter mais fotos.

    Fazer o que o brasil é a tera do carros jurassícos, o maior exemplo disto é a Kombi que ainda vende muito, apesar da idade.

  • Sidmar Garcia disse:

    Hehheheeheheheh, quantas recordações hiem! Muito legal essa reportagem, valeu equipe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *